Guia do Viajante

Voltar para Guia do Viajante

Comportamento

Comportamento

Aprendendo o idioma e expressões

Para que você possa viver no Japão, terá de aprender alguns costumes e algumas expressões necessárias para uma boa convivência. Há um provérbio japonês que diz "Andando, se aprende o trabalho". Isto quer dizer que aprende-se mais pela própria experiência do que pelos ensinamentos de outrem.

Se você não souber o nome de algum objeto que está ao seu redor e quiser sabê-lo, não hesite em perguntar com a frase, "Como se chama isto?".
Algum amigo japonês lhe ensinará com todo o prazer. E, para gravar, tente pôr logo em prática o japonês que acabou de aprender. Por exemplo, quando for fazer compras, em vez de dizer, "Por favor, me dê 2 destas", diga " Por favor, me dê 2 destas maçãs" que dará uma melhor impressão ao vendedor que está lhe atendendo.

Geralmente, os japoneses são mais simpáticos com estrangeiros que falam japonês. Não se esqueça de que, à sua volta, há muitos japoneses que, sabendo que você deseja aprender japonês, lhe ensinarão com toda a atenção.

Clima do Japão ( Nippon no kikoo )


Não há muita diferença de temperatura entre as regiões, como no Brasil. E também não há cidades como São Paulo, onde se pode passar bem o ano inteiro, sem sofrer grandes variações climáticas.

No Japão, o clima classifica-se, mais ou menos, em 4 estações. O arquipélago do Japão encontra-se no hemisfério norte. Apesar das pequenas diferenças de temperatura encontradas em Hokkaido, situado ao norte, a Kyushu, situado ao sul, em todas as regiões presenciam-se as quatro estações do ano.

Primavera (Haru)

abril a maio

É a estação das flores com uma temperatura moderada.
Não precisará mais das jaquetas e dos casacões.

Verão (Natsu)

junho a agosto

Muito calor, depois da estação de chuvas. Temporada com jeans e camiseta.

Outono (Aki)

setembro a novembro

O tufão já terá passado, e o clima estará mais fresco. Precisará de algo mais que uma camiseta.

Inverno (Fuyu)

dezembro a março

É a estação mais fria do ano. Neva também. Terá de se agasalhar bem para se proteger do frio.

Veja também:

• Comida • Banheiro • Compras • Lugares Públicos • Civilidade