Guia do Viajante

Voltar para Guia do Viajante

Lugares Públicos

Lugares Públicos

Transporte

A rede de trens em Tóquio é excelente. É também muito pontual. Por exemplo, nas horas de "rush", na linhas de Yamanote, uma das linhas principais em Tóquio, os trens correm a cada minuto!

Para se locomover com mais tranquilidade, o ideal é saber ler Kanji ou hiragana do destino aonde você irá. Mas, a prática pode tornar fácil o entendimento de como as linhas estão sinalizadas e localizadas.

Recomenda-se que você adquira um mapa de rede de trem escrito em alfabeto. Se puder, tenha-o em japonês também, pois assim você poderá saber como se escreve em kanji a estação desejada.

Os bilhetes de trem, se não são para viagens grandes, adquirem-se na máquina automática. Nestes dias tem aumentado passagem automáticas. Os bilhetes que têm um lado castanho ou preto são para a passagem automática. Para utilizar o ônibus, não se esqueça de confirmar se tem trocados.
Tenha cuidado quando entrar, pois há dois tipos de ônibus: um com preço único e outro com preços diferentes. O primeiro é geralmente ônibus de curta distância. Você coloca o dinheiro na caixa, que lhe devolverá automaticamente o troco. O segundo varia de preço conforme a distância. Se quiser troco, utilize a máquina de câmbio ao pé do motorista. Normalmente pode se cambiar uma nota de mil yenes ou moedas de 500 e 100. Neste caso, a máquina só faz a troca de dinheiro, por isso você tem de pagar o preço exato.

Outro meio de transporte muito utilizado são os táxis. Atenção para as portas dos táxis japoneses que são automáticas. O motorista aciona o comando que abre a porta traseira do lado esquerdo. Não tente abrir a porta com sua mão, pois corre o perigo de estragar a porta.

Feriados Nacionais do Japão ( Nippon no saijitsu )

1º de janeiro

Ano Novo

15 de janeiro

Dia da Maioridade

11 de fevereiro

Dia da Fundação Nacional

Por volta de 21 de março

Dia do Equinócio de Primavera

29 de abril

Dia do Verde

3 de maio

Dia da Constituição

5 de maio

Dia das Crianças

15 de setembro

Dia de Veneração aos Anciãos

Por volta de 23 de setembro

Dia do Equinócio de Outono

10 de outubro

Dia de Educação Física

3 de novembro

Dia da Cultura

23 de novembro

Dia de Ação de Graças (aos trabalhadores)

23 de dezembro

Aniversário do Imperador

Você já deve ter percebido que os japoneses têm férias curtas. As férias de verão são geralmente em meados de agosto e as de inverno acontecem no fim do ano aos primeiros dias do ano novo. As férias de verão também se chamam "O-bom". Baseiam-se na mentalidade budista, a época em que os espíritos de mortos voltam à casa deles.

As férias de inverno são para comemorar o ano novo, e não para festejar o Natal. Os japoneses acham o ano novo muito importante e para eles o ano novo são os primeiros três dias. A maioria das lojas fecham nesses três dias. Por consequência, estas duas férias são para se passar com os familiares, na sua terra natal. No entanto, um número grande de pessoas se desloca de carro, trem ou avião, para todos os lados do Japão, e até para o estrangeiro.
Além das férias mencionadas, há uma semana de folga, que se chama "Golden Week", ou seja, a semana de ouro. Começa do dia 29 de abril e acaba no dia 5 ou 6 de maio.

Embora no Japão, o dia 1º de maio não seja feriado nacional, muitas companhias descansam para comemorar o dia dos trabalhadores. Nesse caso, muitas pessoas aproveitam para tirar férias de 29 de abril a 5 ou 6 de maio.

No Japão, se um feriado cair no domingo, é transferido para a segunda-feira. Assim, se 5 de maio for domingo, a semana de ouro desse ano se prolonga até o dia 6.

Veja também:

• Banheiro • Civilidade • Comportamento • Comida • Compras